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O Caracol Sonoro, também conhecido como Pututo, é um instrumento de sopro andino tradicional. Ele é feito a partir de uma concha do mar, especificamente a concha do Lobatus galeatus, que é grande o suficiente para produzir um som poderoso.
O processo de fabricação do Caracol Sonoro geralmente envolve a limpeza e preparação da concha do mar. A parte afiada da concha é removida e a abertura é polida para garantir um toque suave. Em seguida, é feito um pequeno orifício na ponta da concha para permitir a entrada do ar.
Para tocar o Caracol Sonoro, o músico sopra ar pelo orifício na ponta da concha, produzindo um som característico. Ao variar a intensidade do sopro e a posição dos lábios, é possível produzir diferentes notas musicais. O som produzido pelo Caracol Sonoro é poderoso e ressonante, capaz de ser ouvido a longas distâncias.
O Caracol Sonoro é usado tradicionalmente por várias culturas andinas em rituais, celebrações e eventos festivos. Ele desempenha um papel significativo na música andina, contribuindo com sua sonoridade única e ecoante.
Além do seu uso tradicional, o Caracol Sonoro também pode ser encontrado em apresentações musicais contemporâneas e em grupos folclóricos que se dedicam a preservar e promover a cultura andina.
DESCRIÇÃO: O pututo é um instrumento de sopro andino , que é feito com uma concha do mar ( Lobatus galeatus ) grande o suficiente para emitir um som poderoso. A importância do pututu para a cultura e espiritualidade da cultura Chavín nos andes era muito grande, era utilizado em seus rituais, o som era como uma chamada para os rituais onde cultuavam a figura de Lanzon, sua estátua ficava dentro de um grande emaranhado de labirintos onde os neófitos do culto da religião de chavin passavam por provas até chegar a estátua de lanzon, os labirintos eram criados com saidas onde o pututu era tocado do lado de fora e ressoava extremamente alto por dentro do labirinto, além de também emularem o som de jaguar com o Pututo, que representava o próprio Lanzón em sua estátua que tem a cabeça de felino.
Na cultura atacamenha é utilizada como instrumento ritual, estando presente nos grandes rituais dos ritos da água e nas festas dos santos padroeiros.
Em 1942 foram encontradas figuras do deus do raio de Tiwanaku ( Bolívia ) datadas entre os anos 374 e 1187, quando Tiwanaku foi destruída. As primeiras estatuetas têm um pututu na mão
ORIGEM: Peru
Dimensões: 32 x 14 cm
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